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25
out

Projeto Guri

O Projeto Guri foi criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Que além do Governo do Estado, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Com mais de 51 mil alunos espalhados por todo o estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural do Brasil. Por isso, o projeto tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

São 352 pólos guri e 48 pólos guri na Fundação CASA, distribuídos em 310 municípios, localizados no interior do Estado, capital e Grande São Paulo e um único pólo no Paraná, na cidade de Maringá. Eles são dirigidos pela AAPG, enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.

O interessante que para participar do Projeto Guri, não é necessário ter conhecimento de música, nem realizar teste para seleção. Apenas é preciso ter entre 6 e 18 anos, procurar um pólo com disponibilidade de vagas e o mais importante, comprovar a freqüência à escola regular.

Ao iniciar no Projeto, o aluno escolhe pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos.  Nos pólos as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos.

O modelo (T)EC(L)A, adotado pelo Projeto Guri, foi desenvolvido pelo educador inglês, Keith Swanwick. Estrutura-se sobre algumas atividades principais para promover o envolvimento do aluno com a música.

São oferecidos cursos como, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, percussão, sorpo, coral, iniciação musical e teclas.

As famílias das cordas friccionadas envolvem o contrabaixo acústico, viola, violino e violoncelo. Já nas cordas dedilhadas estão presentes o cavaquinho, viola caipira e violão. No caso da família da percussão, há muitos instrumentos musicais, o que proporciona diversas possibilidades sonoras. Na família do sopro está o clarinete, eufônio/bombardino , flauta transversal, saxofone, trombone e o trompete.

Já o coro se divide em canto coral e orquestra.  E no curso de iniciação musical, o objetivo é tornar o aluno sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, além de desenvolver sua musicalidade, proporcionando as mais variadas vivências musicais possíveis.  E por fim as teclas, que pretende desenvolver as habilidades específicas para a execução de músicas em piano ou teclado.

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